segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Batismo Nas Águas

  Batismo Nas Águas 

 



1) O batismo nas águas tem poder para salvar? R: Não, A salvação é somente pela Fé no Senhor Jesus Cristo. Mas o batismo nas águas, quando válido, torna possível a pessoa viver em novidade de vida (Romanos 6:4-6) e manter sua comunhão com o Senhor. Isto é, o antigo mau caráter, mau gênio, vontade da carne, enfim, o velho homem fica enterrado simbolicamente nas águas batismais. Com isso o novo homem, o homem segundo a vontade de Deus prevalece sobre a antiga natureza pecaminosa. 

2) Quantos batismos nas águas existem? R: Apenas um. Entretanto, algumas pessoas sentem a necessidade de se batizarem pela segunda, terceira ou mais vezes em virtude de não terem ainda conseguido controlar sua vontade carnal. O batismo nas águas sem arrependimento não surte qualquer feito prático. Muitas pessoas não conseguem vencer a carne justamente por que foram “batizadas” fisicamente, mas não espiritualmente, pois ainda não tinha se arrependido. João Batista pregava arrependimento e em seguida batizava no rio Jordão. Muitos judeus hipócritas também se aventuravam ao batismo de João, não porque estavam arrependidos, mas apenas para aparecerem piedosos perante os demais (Mateus 3:7-8). O batismo na águas não serve para perdoar pecados, mas para habilitar a pessoa a viver uma vida nova. Quando Paulo faz referência a um só batismo (Efésios 4:5), se deve ao fato de alguns discípulos terem sido batizados no batismo em o Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mateus 28:19). 

 3) Se a pessoa já foi batizada, mas ainda não esta vivendo em novidade de vida, deve ser batizada novamente? R: Como já vimos: há somente um batismo nas águas. Se a pessoa já foi “batizada” fisicamente e não houve mudança de comportamento, significa que seu batismo não foi válido. Ou seja, seu batismo não aconteceu. Sugerimos então que ela arrependa-se confesse seus pecados a Deus e seja realmente batizadas de forma sincera e espiritual, conforme mandamentos do Senhor Jesus (Marcos 16:16). 

 4) O que é necessário para o batismo nas águas? R: Aceitar o Senhor Jesus como Salvador e se arrepender de seus pecados. O arrependimento é mudança de comportamento. O convertido abandona definitivamente os pecados e procura viver de acordo com a vontade de Deus. O Senhor ensina que o pecado jaz à porta de cada ser humano para destruí-lo. Mas o ser humano tem o dever de dominá-lo (Gênesis 4:7). Mas como dominá-lo se a natureza humana e maligna? O batismo nas águas é realizado após o arrependimento faz transformar a má natureza humana em dócil. 

5) Qual a diferença entre remorso e arrependimentos? R: O remorso é apenas um sentimento de pesar. Judas Iscariotes somente sentiu remorso pelo que fez, por isso não alcançou perdão. Já o arrependimento é uma atitude de fé. O pecador se encoraja para abandonar seu pecado definitivamente por causa de sua comunhão com Deus.